O programa “Oi Kambas na TV”, transmitido pela TV Zimbo, recebeu o Prémio Inovação 2022 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O projeto inovador que é produzido pela agência angolana Isenta Comunicação para o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) em Angola, recebeu a distinção pelo seu carácter único do projeto que constitui caso de estudo para implementação de programas de comunicação para desenvolvimento na ONU.
Para a ONU, o “Oi Kambas na TV” tem uma grande capacidade de inovar e estabelecer uma comunicação efetiva com os públicos-alvo, sem esquecer que com esse Prémio Inovação 2022, Angola destaca-se de forma inequívoca e positiva entre os 193 países-membros desta instituição global.
O guião de “Oi Kambas na TV” envolvia os apresentadores angolanos Zuleica Wilson e Igor Benza que, num tom informal, falavam sobre saúde e bem-estar, sexualidade, relacionamentos e saúde sexual e reprodutiva, isso tudo na aplicação móvel “Oi Kambas” no programa “A Tarde é Nossa”, da TV Zimbo.
MAIS: ANATA lança aplicativo para proteger taxistas e passageiros em Angola
O aplicativo móvel foi lançada em junho passado pelo Ministério da Juventude e Desportos, em parceria com o FNUAP para proporcionar aos jovens fontes de informação confiáveis que informem e ajudem a combater mitos, estigmas e notícias falsas sobre estes temas.
Quanto ao Relatório sobre as Principais Parcerias Globais (abril a junho de 2022), o FNUAP celebra o sucesso do trabalho conjunto do escritório em Angola e a TV Zimbo, na divulgação da aplicação móvel no programa “A Tarde é Nossa”.
Divulgado na página oficial do fundo, sublinhava a “parceria inovadora” que possibilitou a “transmissão gratuita, e em horário nobre, de três segmentos semanais”.
A qualidade e relevância do projeto tornaram-no já um caso de estudo dentro das Nações Unidas, que poderá inspirar as agências do sistema em todo o mundo.
A cerimónia de premiação de “Oi Kambas na TV” foi realizada durante a Feira de Inovação em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA).