O último ponto de batalha entre as gigantes das redes sociais é a audiência em relação aos vídeos. O Facebook tem tentado conquistar o seu espaço e afastar cada vez mais o Youtube. A prova disso é a funcionalidade de vídeo ao vivo, disponibilizada para uma boa parte dos utilizadores nas últimas semanas.
Durante muito tempo o YouTube ficou longe da transmissão ao vivo dos vídeos a partir de dispositivos móveis, mas parece que a concorrência “obrigou” a uma mudança. Por meio de um anúncio oficial, o mundo ficou a saber o Youtube irá disponibilizar uma nova função para o seu aplicativo móvel que permitirá aos usuários realizarem transmissões ao vivo a partir de smartphones e tablets.
Ataque à concorrência
Para que os actuais utilizadores das plataformas Periscope e Livestream não fiquem decepcionados, a interface de transmissão será semelhante, com a possibilidade de enviar comentários em tempo real.
Você não precisará abrir qualquer outra coisa, é só apertar o grande botão de captura vermelho no canto, tirar ou selecionar uma foto para usar como miniatura, e você poderá transmitir ao vivo para seus fãs e conversar em tempo real
Uma função interessante é a possibilidade de notificar seus seguidores que uma transmissão ao vivo está a começar (algo que é possível actualmente com o Facebook).
Qual é o diferencial?
Se ainda está a pensar por que razão abandonaria o Periscope ou Facebook, o YouTube afirma que a nível de infraestrutura está em vantagem em relação aos outros serviços. Uma característica chave é a possibilidade de realizar pesquisas de transmissões ao vivo e assistir a vídeos que já foram gravados.
Quando será disponibilizado para todos?
Não se animem ainda. O YouTube não informou quando o novo recurso chegará para todos os usuários. Até ao momento a função ainda é restrita para algumas pessoas.
Vamos aguardar para testar…