Menos Fios

Aplicação da La Liga espiona locais que transmitem jogos sem autorização

O órgão que controla o futebol na Espanha, criou uma aplicação para os adeptos seguirem o Mundial. Mas esta tem uma funcionalidade mais ou menos escondida: detecta quando os utilizadores estão num local público e analisa o som ambiente, para identificar os sítios que estão a transmitir jogos sem autorização.

Milhões de pessoas na Espanha têm esse aplicativo em seus telemóveis, que acumula mais de 10 milhões de downloads, de acordo com dados do Google e da Apple, e está activo durante os jogos do campeonato do Mundo na Rússia.

Todas as pessoas que utilizam essa aplicação podem se tornar informantes disfarçados da La Liga e dos donos dos direitos de transmissão de televisão de futebol. Se eles derem o seu consentimento para o aplicativo usar o microfone do dispositivo, que permite a La Liga activar remotamente o microfone do telefone e tentar detectar se o que parece ser um bar ou estabelecimento público onde um jogo de futebol está a ser projectado sem pagar a taxa estabelecida pelas redes que detêm os direitos de transmissão. Além disso, use a geolocalização do telefone para localizar exactamente onde esse estabelecimento está localizado.

O aplicativo é usado apenas na Espanha e “somente contra a pirataria de lugares públicos”, diz La Liga, “o que nos causa prejuízos de mais de 150 milhões de euros”.

Segundo a La Liga, o microfone irá capturar fragmentos de áudio com o único propósito de saber se o usuário está a assistir os jogos de futebol e detectar fraudes. Apesar de a afirmação da La Liga de que esta foi uma medida aplicada apenas a 8 de junho, não deixa de ser preocupante a forma como foi implementada sem o consentimento explicito dos utilizadores.

Exit mobile version