‘Apagão’ global no Windows 10 afeta comunicações e companhias aéreas

1172

Foi sentido a nível global um ‘apagão’ em sistemas Windows, com o The Guardian a adiantar que a situação afetou as mais variadas áreas de negócios – incluindo bancos, companhias aéreas, telecomunicações, supermercados e também canais de televisão e rádio.

Diz o The Guardian que o problema afetou sobretudo sistemas e computadores com o Windows 10 e, aparentemente, está relacionado com uma atualização do sistema de segurança Falcon da CrowdStrike.

De momento a maioria dos relatos e queixas parecem estar a vir da Austrália e da América do Norte, com outros territórios a também sentirem os efeitos deste ‘apagão’ no Windows – o qual faz aparecer o já conhecido ‘Blue Screen of Death’ (Ecrã Azul da Morte).

A estação de televisão britânica SkyNews, por exemplo, ficou fora do ar, tal como algumas companhias áreas como é o caso da americana Delta Airlines – cujos aviões também foram obrigados a ficar em terra – e também a irlandesa RyanAir. Vários aeroportos em todo o mundo também foram impactados por esta falha informática.

Este ‘apagão’ também está a afetar sites com serviços da Microsoft. Como mostra o site DownDetector, a plataforma de ‘cloud’ Azure e também os serviços, Microsoft 365 estão a registar queixas dos utilizadores no começo desta manhã.

Não é claro quando é que a situação poderá definitivamente resolvida, mas, de acordo com a Forbes, os engenheiros da CrowdStrike estão neste momento a investigar a questão e até é colocada em hipótese a possibilidade de reverter a atualização do Falcon que está na origem do problema.

‘Apagão’? Microsoft diz que está a tomar “medidas de mitigação”

“Os nossos serviços estão em vias de ser recuperados à medida que tomamos medidas de mitigação”, escreveu a empresa na rede social X (antigo Twitter).

O anúncio surgiu numa altura em que muitas empresas, em vários pontos do mundo, relatam problemas técnicos ou interrupções.

Empresas australianas como a ABC TV, o Aeroporto de Sydney e uma cadeia de supermercados, o Aeroporto de Berlim, e a maior operadora ferroviária britânica, bem como a Bolsa de Valores de Londres estão a ser afetados.

Numa mensagem intitulada “Degradação de serviço”, a Microsoft afirma que os utilizadores “podem não conseguir aceder a várias aplicações e serviços Microsoft 365”.

A Microsoft acrescenta que está mobilizada e a tratar o assunto “com a mais alta prioridade e urgência, ao mesmo tempo que continua a abordar o impacto contínuo nas restantes aplicações do Microsoft 365 que se encontram num estado degradado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui