Menos Fios

ANPG adota solução tecnológica nacional para monitorar derrame de petróleo

A Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) vai adota a solução tech-ecologia nacional para monitorar a prevenção de derrames na costa angolana, nomeadamente o Tech-Ecologia, do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).

A informação foi revelada no final de uma visita do presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulo Jerónimo, as instalações do GGPEN, no município de Talatona, em Luanda. Com a adesão desta solução tecnológica, a concessionária nacional do sector petrolífero vai ter reforçada a sua atuação como reguladora e fiscalizadora, na medida em que alarga a capacidade de recolha de alertas em tempo real, em caso de ocorrência de derrames no offshore nacional.

Segundo as informações, com o sistema Tech-Ecologia é possível fazer o monitoramento diário, semanal ou sob demanda de um determinado bloco petrolífero, fornecendo relatórios de monitorização de derrames e acesso à ferramenta online de monitorização, disponibilizando dados sobre frequência e a extensão da área atingida pelos derrames.

MAIS: GGPEN e ENDIAMA firmam parcerias para potencializar estudos tecnológicos

Esse serviço do GGPEN permite ainda o monitoramento diário, semanal ou sob demanda de um determinado bloco petrolífero, fornecendo aos clientes relatórios de monitorização de derrames e acesso à ferramenta online de monitorização de derrames, disponibilizando dados sobre frequência e a extensão da área atingida pelos derrames.

O serviço é assegurado por soluções tecnológicas de ponta aliado ao capital humano nacional qualificado.

De referir que o ANPG já utilizava em modo “teste” o Tech-Ecologia, onde a instituição angolana recebia alertas de ocorrência de derrames de petróleos e dados sobre a frequência e quantidade de petróleo derramado no offshore nacional.

Para obter mais informações sobre o Tech-Ecologia click em aqui.

Exit mobile version