O Angotic, evento de tecnologia de informação e de comunicação, voltará a ocorrer após 2 anos suspensa em razão da pandemia de Covid-19, segundo o Ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto Oliveira.
O dirigente que falava na inauguração, pelo Presidente da República, João Lourenço, do Centro de Controlo e Missão de Satélites, na zona da Funda, em Luanda, disse que o “Angotic 2023” vai ser um evento internacional com a presença dos principais atores da indústria de telecomunicações e tecnologias de informação, entre fabricantes de equipamentos e académicos, embora não tendo especificado o dia e o mês do evento.
Mário Oliveira frisou que o certame irá contribuir para o fomento das indústrias de telecomunicações e tecnologias de informação, turismo tecnológico, bem como para a atualização das plataformas digitais no fomento da agricultura de precisão, da saúde, educação, preservação do ambiente e investigação científica.
De informar que a última edição do Angotic era para acontecer nos dias 11, 12 e 13 de junho, mas foi cancelado devido à pandemia da covid-19 tinha assolado o mundo, bem como em obediência ao Decreto Legislativo Presidencial nº 1/20, de 18 de Março, que adota medidas que visem evitar a propagação da pandemia.
A edição de 2020 iria ser dedicada para as ‘startups’ obterem financiamentos e outros ‘inputs’ para o seu desenvolvimento. O fórum e a feira iriam proporcionar às startups uma oportunidade de firmarem acordos de financiamento com instituições bancárias e outros apoios que visam o crescimento técnico e tecnológicos.