Menos Fios

[AngoTIC 2023] Angola com crescimento de 20% no acesso à internet nos últimos três anos

Angola teve um crescimento de 20% no acesso à internet nos últimos três anos, segundo o Presidente da República, João Lourenço.

O Chefe-de-Estado que falava na abertura da 3ª edição do ANGOTIC, adiantou ainda que houve um crescimento também de 55% do serviço de telefonia móvel, referindo que o sector garante o recurso a imagens de satélite para apoio à agricultura, à produção petrolífera, ao ordenamento do território, ao sector mineiro, ao ambiente, ao controlo migratório e de soluções para mitigar a problemática da seca que assola ciclicamente o sul do país.

No seu discurso, o João Lourenço anunciou também a pretensão de instalação no país de uma academia de cibersegurança, visando um serviço de telecomunicações e tecnologias de informação seguro e robusto em defesa dos utilizadores, ao mesmo tempo que se criam as condições regulamentares no uso das redes de telecomunicações.

João Lourenço referiu que, em parceria com as demais partes interessadas, foram redobrados esforços para a garantia da confiança e segurança no uso das redes de serviços com foco na proteção e defesa das infraestruturas críticas e dos serviços vitais de informação.

Adiantou ainda que foram tomadas medidas para potenciar uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço por parte das entidades públicas e privadas.

No domínio da inovação, destacou o surgimento de startups digitais bastante dinâmicas e de sucesso, que, no seu entender, vem provar a pujança do ecossistema de empreendedorismo jovem angolano, o qual já mereceu diversas premiações internacionais pelo grau de inovação e impacto alcançados na economia.

Exit mobile version