No dia 05 de Março de 202, aconteceu o acto de lançamento do Angola ICT Fórum 2020 e AngoTIC, onde a administradora executiva da Infrasat, Emília Dias, referiu que a área financiamento às startups será uma das inovações deste evento. O fórum e a feira, na visão da gestora, vão proporcionar às startups uma oportunidade de firmarem acordos de financiamento com instituições bancárias e ou outros apoios que visam o crescimento técnico e tecnológicos.
Por outro lado, disse que, no AngoTIC 2020, os mais de 10 mil participantes, entre eles expositores e empresas, contarão com a presença dos Serviços Públicos Electrónicos do Governo de Angola (SEPE). Trata-se de uma ferramenta que disponibiliza informações e diversos serviços públicos electrónicos, dos quais agendamento electrónico, pagamentos de taxas, emolumentos, oferta de serviços de educação, finanças, justiça, saúde, segurança pública e segurança social.
Por seu turno, o secretário de Estado para as Tecnologias de Informação, Manuel Homem, referiu que o mercado nacional já consome produtos que foram criados no âmbito do Angotic e têm ajudado na aceleração da produção e solucionar muitos problemas sociais. Para si, os produtos resultados do AngoTIC já são visíveis, particularmente nas telecomunicações, mas também nos sectores da banca, saúde, agricultura e nos diferentes segmentos onde TIC são necessárias.
Outro segmento importante inserido do AngoTIC desde o ano de 2019, acrescentou, foi a área de petróleo e gás e o reforço dos sectores da saúde e da educação. Para esta edição, será dada atenção especial à cibersegurança, banca electrónica, 5G e a 4ª revolução industrial (era digital).