O Presidente da República, João Lourenço, durante o discurso de abertura do AngoTIC 2018, falou de um dos tópicos em destaque no fórum: Ciber segurança.
Segundo o PR, as TIC são um importante factor do desenvolvimento técnico-científico, económico, de intercâmbio cultural e união dos povos. De igual modo, elas têm sido utilizadas para fins menos nobres e até criminosos. Sublinhou ser dever do Estado promover e incentivar o desenvolvimento e a utilização massiva das tecnologias de informação.
Privatização da Angola Telecom volta a Agenda…
O Presidente da República veio mais uma vez dar a certeza: um novo operador é necessário. O PR apontou para a emissão de uma licença para uma nova empresa de telefonia móvel, assim como a privatização de parte do capital da Angola Telecom.
Produção local para “rivalizar” com a concorrência estrangeira
O PR fez um apelo aos jovens, para que criem e desenvolvam aplicativos para concorrer com os de outras paragens que vendem aos grandes fabricantes de computadores, tablets e telemóveis. Há formação de quadros não foi esquecida, o PR falou ainda sobre a necessidade de se implementar um amplo programa de formação de engenheiros, programadores e técnicos de software.
Por final, o Presidente João Lourenço considerou importante aumentar a teledensidade e assegurar um nível adequado do seu acesso aos lares, baixar os custos, e melhorar a fiabilidade dos serviços.
O fórum AngoTIC 2018 terá a sua conclusão no dia 21 de Junho. Aproveite para fazer a inscrição.