Muitos conhecedores do mundo das TIC, as vezes esquecem-se que os serviços de correio estão agregados a estas áreas e que, com o tempo, é preciso adicionar recursos que possibilitem os correios seguirem a evolução frenéticas das tecnologias de informação.
Foi com esse pensamento que, durante o Fórum AngoTIC 2013, tivemos o prazer de acompanhar uma apresentação feita pelo actual responsável pelos correios de Angola, o Engenheiro Carlos Teixeira.
Durante o tempo reservado para a sua apresentação, ficamos a saber qual é o estado actual dos Correios de Angola, introduzidos os novos serviços dos correios e os projectos para o futuro.
De entre os pontos fracos, os mais salientados foram os seguintes:
- Falta de aparelhos de verificação das encomendas, os aparelhos de raio X. Esse facto tem limitado o tipo de encomendas recebidas e a celeridade das entregas.
- Fraca qualidade de Recursos humanos, uma vez que os quadros que poderiam se enquadrar nessa área, têm optado por outros rumos que beneficiam de mais investimentos.
- Rede de comunicações débil. Pelos vistos, os usuários comuns não são os únicos a tecerem críticas às comunicações em Angola.
As perspectivas futuras dos Correios de Angola passam por criar nova imagem , mais competência e eficiência, cobertura nacional efectiva e satisfação do cliente.
Não foi apresentado um cronograma de implementação das medidas expostas, mas, cremos, que num curto espaço de tempo poderemos testemunhar. Por exemplo, podemos ver que a Sede dos Correios de Angola ganhou outra vida. É um bom sinal.