Recentemente surgiu a informação que já estava concluído 80% do Angosat . Agora o titular do Ministério das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação garantiu que 80% dos serviços do primeiro satélite angolano serão vendidos à empresas Angolanas que prestam serviços no nosso território e nos países onde o sinal do Angosat1 vai cobrir.
Segundo José Carvalho da Rocha (Ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, os restantes 20% serão repartidos em dois, onde 10 porcento do serviço será reservado às questões estratégicas do Estado e outras 10 para questões sociais. O mesmo salientou ainda que, nas questões sociais o destaque recai para a educação, saúde e fomento ao emprego com o empreendedorismo de base tecnológica.
Características do Angosat1
O satélite angolano Angosat 1 está a ser construído na Rússia e tem seguinte segmento espacial: posição orbital 14.5 E, peso mil 55 quilogramas, peso de carga útil 262.4 quilogramas, potencia de carga útil três mil 753 W, banda de frequência CKu, número de repetidores 16C+6Ku e com uma vida útil de 15 anos.
Onde será monitorizado esse satélite?
O centro de controlo e missão de satélites do Angosat 1, localizado na comuna da Funda, município de Cacuaco, norte da província de Luanda, o tipo do Angosat 1, como um satélite geoestacionário artificial, está localizado a 36 mil quilómetros a nível do mar, tem a mesma velocidade da rotação da terra que e consegue cobrir um terço do globo terrestre.
A duração da construção do Angosat 1 está projectada para 36 meses. O satélite angolano vai possuir um centro primário de controlo e missão em Angola e outro secundário na Rússia.
Estimativa de lançamento em órbita
Actualmente estão a ser acertados alguns pormenores e a serem efectuados os testes do primeiro satélite angolano, e segundo informações já avançadas pelo titular do sector, Angosat1 estará em orbita no terceiro trimestre de 2017.