O ANGOSAT-2 poderá ser lançado entre abril ou maio próximo, garante embaixador russo em Angola, Vladimir Tararov, em entrevista à Rádio Nacional de Angola (RNA).
Segundo o que revelou o diplomata russo, o seu país vai lançar dentro de dois meses o satélite Angosat-2 e que as dificuldades iniciais já foram superadas e que com a entrada em funcionamento do satélite, acredita-se que Angola vai ter melhorias em variados sectores, como as telecomunicações, telemedicina e outros serviços.
“Neste ano antes das eleições nós gostaríamos de lançar (referindo-se ao satélite Angosat-2), isso era previsto o nosso acordo para março, mas parece que nós vamos retardar um ou dois meses por causa daquelas sanções, porque a muitos componentes estrangeiros neste satélite”, disse Vladimir Tararov.
Essa informação vem na mesma ideia do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Manuel Homem, que no princípio de Janeiro informou que o desenvolvimento do Angosat-2 segue actualmente sem constrangimentos, e que o Angosat-2 vai melhorar o nível de cobertura dos serviços de telecomunicações colocados à disposição dos cidadãos.
MAIS: Iniciaram os trabalhos de manutenção dos sistemas de controlo e operação do ANGOSAT-2
Na mesma cobertura de imprensa, e quanto aos possíveis problemas no processo de desenvolvimento do satélite angolano, o Ministro disse não haver nenhum constrangimento, até ao momento, e onde observou que as equipas dedicadas ao projecto estão empenhadas no cumprimento do cronograma, que prevê, entre outros pontos, a conclusão e o lançamento do satélite, o que poderá ocorrer já no primeiro semestre deste ano.
“As equipas técnicas estão empenhadas para que no cronograma estabelecido (primeiro semestre de 2022) possamos ter o satélite concluído e em órbita,” disse o ministro.
Vamos lá ver si desta vez acertam em cheio