Angosat-2 leva internet para 16 províncias do país

2230

Em apenas um ano desde o seu lançamento, o Angosat-2 já permitiu a instalação de serviços de internet em mais de 150 localidades recônditas (comunas e municípios) do país, bem como nas instituições públicas e privadas.

Essa atualização tecnológica e benefícios vindo do satélite nacional é devido à instalação de mais de 150 terminais “Very Small Aperture Terminal (VSAT)” – pequenas antenas provedoras de serviços de telecomunicações – que estão conectadas por meio do Satélite Angolano, numa ação da classe empresarial deste sector.

Os terminais foram instalados em 16 das 18 províncias do país, levando a vários angolanos acesso aos serviços de internet, reduzindo, cada vez mais, a assimetria digital, além de promover a inclusão tecnológica para os cidadãos.

Um ano depois do lançamento do ANGOSAT-2, podemos sentir-se orgulhosos e satisfeitos pela performance desta infraestrutura espacial, que já permitiu aos operadores de telecomunicações instalarem terminais VSAT, em mais de 150 zonas recônditas do país” disse Mário Oliveira, Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

MAIS: Empresas angolanas já exploram os serviços comerciais do Angosat-2

De informar que a empresa angolana Angola Cables quer aproveitar as potencialidades do Angosat-2 para vender os seus serviços a outros países africanos, segundo o seu Diretor-Comercial, Rui Faria.

O gestor que falava em exclusivo ao jornal OPaís, disse que a empresa tem interesse em adquirir os serviços do satélite angolano, visto que o objetivo é completar a oferta para o mercado africano com links para as zonas mais remotas onde a cobertura ainda é reduzida.

Vamos estudar o modelo de negócio, preços, onde aplicar toda a estrutura disponível, principalmente a nível do segmento espacial e a capacidade“, informou.

Quanto se esse sector é rentável, Rui Faria diz que pelo facto de África ter pouca estrutura em diversos países, tendo em conta alguns fatores. Esclareceu que o satélite é uma estrutura fácil de ser instalado em zonas remotas, através de antenas de pequena dimensão a partir de telepontos que estão numa cidade ou país e tem essa vantagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui