O satélite angolano de comunicações ANGOSAT-2 atingiu a posição final, revelou hoje o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).
Confira abaixo o comunicado na íntegra.
O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) informa que no dia 12 de Outubro de 2022, a partir do Cosmodromo de Baikanour, Cazaquistão, foi lançado com sucesso o satélite angolano de comunicações denominado ANGOSAT-2.
Após o lançamento a partir do nosso Centro de Controlo e Missão de Satélites, localizado em Luanda, na Funda, especialistas angolanos do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) durante 23 dias com apoio de especialistas russos em Luanda, Moscovo e Zheleznogorsk realizaram várias manobras que envolvem princípios de engenharia relacionados com mecânica orbital que permitiu com sucesso no dia 03 de Novembro de 2022 a colocação do ANGOSAT-2 na sua posição final 23E, na órbita geoestacionária a uma distância de cerca de 36000 km a nível da superfície da Terra. O público em geral pode verificar a posição orbital do ANGOSAT-2 através da página https://www.n2yo.com/?s=54033&live=1
Cabe referir que durante os próximos 15 anos os especialistas do GGPEN irão operar o ANGOSAT-2.
Com o parqueamento do ANGOSAT-2 na posição orbital 23E, segue-se a segunda fase de testes que é relacionado com a verificação do desempenho dos parâmetros dos canais de comunicação do satélite.Tem seis canais de comunicação na banda C, 24 feixes de comunicação na banda Ku.
O funcionamento do ANGOSAT-2 é nominal, as operações e os testes continuam a decorrer em conformidade com os procedimentos e o plano definido pelas equipas envolvidas no funcionamento e na manutenção em órbita do ANGOSAT-2.Para operação do ANGOSAT-2 foram formados pela Rússia, França, Inglaterra e Estados Unidos da América cerca de 67 especialistas do GGPEN que trabalham na gestão do programa espacial nacional dos quais 25 dedicados a operação do satélite.
A conclusão da segunda fase de testes do ANGOSAT-2, permitirá levar serviços de telecomunicações às zonas mais recônditas do país a preços competitivos. Irá cobrir todo o continente africano, parte significativa do Sul da Europa e cobertura quase total da região Sul de África, constituindo-se igualmente uma fonte de receitas.
O MINTTICS informa também que qualquer informação oficial sobre o funcionamento e acompanhamento dos testes do ANGOSAT-2, o público em geral poderá aceder a página www.ggpen.gov.aocontactar o [email protected] ou ligar para o 222777312.