Actualmente já podemos notar que algumas empresas Angolanas têm publicado as oportunidades de emprego nas suas páginas oficiais no Facebook, mas parece que o próprio Facebook decidiu facilitar as coisas. Há confirmações de que a rede social está a testar um novo recurso nas páginas, que vai permitir às empresas adicionarem oportunidades de emprego. Esse novo recurso vai denominar-se “Jobs” e pelo que tudo indica vai facilitar o trabalho, tanto dos candidatos quanto das empresas quem tem as suas páginas dentro da rede social.
Segundo um porta voz do Facebook, há confirmações dos testes deste novo recurso que em português vai chamar-se “recursos de recrutamento. salientou ainda que com base no comportamento que a empresa tem notado no Facebook, pequenas empresas postam sobre aberturas de vagas em suas páginas, então a empresa está a fazer um teste para que os administradores de páginas possam criar ofertas de trabalho dentro desta rede social.
Há ainda informações que apontam para o facto de que para os usuários se candidatarem, terão de clicar num botão “Candidatar-se”, que por sua vez abrirá um cadastro, preenchido previamente com as informações públicas do perfil do usuário. Assim, o processo seria agilizado sem que o candidato tenha que preencher as mesmas informações sempre. Com este novo recurso, acredita-se que o Facebook vai mais uma vez competir com o Linkedin. Temos de lembrar que o Facebook já tem no mercado o Workplace, que é a sua rede social estritamente virado para o ramo empresarial.
Portanto, é notável que muitos em Angola usam informações fictícias ou nomes inadequados nos seus perfis do Facebook, essa poderá ser uma das maneiras que levará muitos Angolanos a mudar esta prática quando este novo recurso for implementado.
Acha adequado este novo recurso em uma das maiores redes sociais?