Os angolanos gastaram cinco vezes mais em compras online até ao terceiro trimestre de 2024, revelou o mais recente relatório da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
Segundo os números, representa um crescimento na ordem dos 447% em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, cinco vezes mais do que os 6,0 mil milhões Kz do período homólogo.
A acompanhar o montante transaccionado, o número de operações também aumentou para 7,4 milhões de operações contra as 985,1 mil do mesmo período do ano passado, com uma variação de 649%.
MAIS: Consultório MenosFios. Três coisas que deve saber sobre segurança nas comprass online
Desde a implementação do Gateway de Pagamentos Online (GPO) em 2021, pela EMIS, o número e o valor das compras online até Setembro deste ano são os mais altos já registrados. Para se ter uma ideia, o valor registado nos primeiros nove meses deste ano já é 221% maior do que o valor registado em todo o ano de 2023, ou seja, 3 vezes mais, enquanto a diferença do número de operações é de 282% a mais.
A pandemia da Covid-19 teve um efeito positivo na disseminação deste serviço, que também foi crescendo devido às dificuldades de acesso às Caixas Automáticas, permitindo evitar as longas filas e os enormes constrangimentos
Número de operações aumentou para 7,4 milhões contra as 985,1 mil do mesmo perío do do ano passado que se registam no acesso ao dinheiro físico.