Angola vai integrar a Convenção Internacional Contra Cibercrimes proposta pela ONU

404

Angola poderá fazer parte do projecto de convenção internacional contra Cibercrimes, comitê ad hoc criado pela Assembleia Federal das Nações Unidas para elaborar o projecto de convenção contra os crimes informáticos.

Segundo o que foi revelado por Hélder Pitta Groz, Procurador Geral da República, o país vai empenhar, junto dos órgãos competentes, para análise da pertinência e utilidade da adesão de Angola à Convenção de Budapeste, agendada para 2025.

O projecto será levado à aprovação da Assembleia Geral das Nações Unidas, ainda durante este ano, e depois seguirá para o processo de assinatura e ratificação pelos Estados, segundo Hélder Pitta Groz.

Finalmente, teremos um instrumento internacional e global de combate ao cibercrime”, sublinhou o responsável, referindo que a criminalidade informática impõe desafios permanentes e urgentes, pelo que se deve, a seu ver, olhar para todos os mecanismos de cooperação que se afiguram úteis.

MAIS: Ataques informáticos no sector bancário preocupa autoridades angolanas

Proferindo o discurso de abertura na segunda conferência nacional sobre Cibercrime, realizada em Luanda, de 17 a 18 de Dezembro, pela Pentinalli Investigações, Hélder Pitta Groz garantiu que a PGR se vai empenhar, junto dos órgãos competentes, para análise da pertinência e utilidade da adesão de Angola à Convenção de Budapeste, agendada para 2025.

A cooperação deverá ser estabelecida não só entre os operadores de direito em termos de actuação, como também na decisão, devendo dotar-se de conhecimentos científicos necessários para, conforme se diz na gíria, falarem todos a mesma linguagem“, sublinhou.

De acordo com o responsável, a cooperação deverá ser estendida também para o sector privado, considerando, no entanto, o facto de que nem sempre as instituições públicas têm condições financeiras para investir na formação, na aquisição de tecnologias ou para atribuir salários compatíveis e competitivos para o nível de conhecimento dos técnicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui