Menos Fios

Angola vai ganhar sistema de monitoramento da seca

O Governo angolano vai lançar no próximo mês um Sistema de Monitoramento da Seca Agrícola, com o objetivo de melhorar a capacidade de resposta aos impactos deste fenómeno natural no país.

Com o codinome de Sistema Índice de Estresse Hídrico Agrícola (ASIS), a plataforma tecnológica vai ser lançada num Workshop Nacional e enquadra-se no mecanismo de financiamento do Fundo Verde do Clima (GCF) e conta com o apoio técnico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Segundo um comunicado do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), o processo de implementação do ASIS se encontra em fase final de calibração, cuja ferramenta está a ser adaptada às condições locais e ao nível das unidades administrativas dos municípios em todo o país.

MAIS: Tecnologia espacial vai minimizar efeitos da seca no sul do país

De informar que uma equipa técnica interinstitucional especializada vai trabalhar com o ASIS, que juntou especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), tutelado pelo MINTTICS, e o Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF).

A nota acrescenta ainda que o Governo está, desde janeiro de 2021, engajado na implementação do Sistema de Monitoramento da Seca Agrícola em Angola, cujo objetivo é produzir informações que permitam monitorar a seca agrícola e gerir os seus riscos no país, usando dados de satélite para detetar áreas cultivadas que possam ser afetadas por este fenómeno.

Exit mobile version