Angola vai contar com um sistema virtual ilimitado de armazenamento de dados (nuvem) em 2025, revelou o Director-Geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), Pedro André.
Falando no Fórum Sobre Governança Digital, o responsável afirmou que essa nuvem ilimitada vai permitir uma prestação de serviço de caracter científico e desenvolvimento tecnológico mais amplo, atendendo todos os seguimentos da sociedade angolana e proteger melhor a sociedade de informação.
MAIS: PARATUS lança serviço que permite armazenar dados na nuvem de forma automática
Em seu discurso, dirigido a gestores públicos e privados da província da Huíla, André Pedro revelou também que no país entraram em funcionamento mais de 10 centros do projecto Angola Digital, que se juntam aos 66 existentes em escolas primárias, designadas salas de informática devidamente equipadas com computadores e internet.
De informar que o armazenamento em nuvem é um modelo de computação que permite guardar dados e arquivos na internet por meio de um provedor de computação afim em que o usuário acessa usando a internet publica ou uma conexão de rede privada.