Angola vai contar brevemente com a construção de uma escola de marketing e publicidade, projecto esse que vai ser implementado numa parceria entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e o Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR).
Essa informação foi prestada pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Albino, falando na abertura da II Conferência Nacional sobre Ética e Legislação Publicitária, que ocorreu na última semana, acrescentando ainda que o Governo Angolano reconhece o papel da indústria publicitária para o impulso da diversificação económica, por este facto, ser importante a formação e superação dos quadros para o mercado.
Para Nuno Albino a indústria da publicidade conquistou o seu espaço em Angola, sendo uma actividade que impulsiona a inovação nos produtos e serviços oferecidos e é geradora de emprego, aumentando o seu valor para a economia.
Apesar deste desenvolvimento,sublinha o Secretário de Estado, o mercado publicitário foi um dos sectores que ficou afectado com a crise e a pandemia da Covid-19, prejudicando assim, a tesouraria das empresas, que viram-se obrigadas a cortar despesas com a publicidade.
Quando a nova era da digitalização, Nuno Albino informou que o sector publicitário começa a ocupar, irreversivelmente, a vida das pessoas, facto que importa agora perceber o papel reservado à indústria publicitária, em particular as consumidas nas plataformas digitais e redes sociais. Por isso, avança que por via da formação venha a adaptar-se com mestria, tendo em atenção ao novo paradigma de mercado ancorado para a migração digital.
MAIS: Ministério das Telecomunicações cadastra empresas de publicidade e marketing
Ainda no evento, Nuno Albino revelou que o Executivo vai continuar a apoiar e incentivar o surgimento de mais actores no mercado publicitário, como anunciantes, as agências publicitárias, os veículos de comunicação, produtoras de som e vídeo, agências de promoção de vendas e relações públicas, gráficas e designers, no sentido de melhorar a oferta e a competitividade.
De informar que a II Conferência Nacional sobre Ética e Legislação Publicitária contou com a participação dos principais players do mercado nacional de marketing e da publicidade, directores provinciais de publicidade, deputados e representantes dos órgãos de comunicação social.
A conferência incindiu sobre vários tópicos, como “A publicidade Exterior em Angola”, “Os desafios da Publicidade online em Angola” e “Os Limites Éticos da Propaganda em Período Eleitoral”.