Menos Fios

[Angola] Teste de Cobertura da Rede Unitel 4G

Unitel4GHá alguns dias trouxemos aqui as primeiras impressões da rede 4G da Unitel (10 vezes mais rápida, segundo a publicidade). Testamos e não vimos tal velocidade.

Com a contribuição de alguns leitores do Menos Fios, decidimos fazer um teste mais profundo.

 

A equipe do Menos Fios (em colaboração com o J Killa e o Nuno Marques, a quem agradecemos desde já) decidiu responder a essa pergunta. Durante a noite do dia 7 de Janeiro, circulamos por algumas artérias da cidade de Luanda (por ser a única em Angola com a rede 4G da Unitel) e fizemos algumas medições nos apoiando no site + aplicativo conceituado, o Speed Test.

Aqui vai a reprodução do trajecto feito, da zona do Camama, até ao Cazenga, passando pela zona baixa de Luanda, subindo a Samba, passando pelo Belas e pronto de volta ao Camama. Mais do que isso, só num outro dia com muito mais paciência.

Dispositivos de teste

Como dispositivos de teste, levamos o router 4G da Unitel(Huawei B 593), o único disponível até ao momento e para as medições, preparamos 3 opções: Um Macbook Pro (ligado ao router com um cabo de UTP AKA Cabo de Rede) , um Galaxy Tab 2 (Com o aplicativo speedtest instalado) e um iPhone 5 (igualmente com o aplicativo instalado)

Vamos ao que importa, resultados!

Como deu para ver, temos uma velocidade máxima de 38,52 Mbit/s para Download e 19,75 Mbit/s para upload. Se Bem que para uploads chegam-nos relatos de velocidades maiores em outros testes, assim que enviarem as “provas”, publicaremos.

Por outro lado, essa velocidade foi obtida na zona que vai do Belas Shopping ao Belas Business Park… e não ficamos admirados. Muitas empresas aí, a Unitel deve querer impressionar os potenciais clientes (ninguém os pode censurar por isso). Quanto à velocidade mínima, medimos 1,61 Mbit/s, numa zona com um nível de sinal extremamente baixo.

Quanto aos testes feitos aos dispositivos sem fios, a verdadeira decepção, atingimos “apenas” 17,15 Mbit/s, menos da metade do valor obtido no teste com o computador ligado ao router com o cabo.

 Conclusão:

Quem vive na baixa de Luanda ou em Talatona, pode investir na rede 4G da Unitel, as velocidades foram aceitáveis. Mas temos de ter em conta que são os primeiros dias, poucos usuários na rede, depois disso já sabemos como será, a não ser que a Unitel se esforce para impedir que as falhas da rede 3G se transladem para a 4G.

Algumas imagens das velocidades obtidas:

 

Ficou mais alguma dúvida sobre o 4G da Unitel?

Exit mobile version