Menos Fios

Angola terá um Sistema Integrado de Gestão de Segurança Pública

Há alguns anos obtivemos a informação de que, a Polícia Nacional iria vigiar as províncias com câmaras, onde chegou a instalar em Luanda câmaras na via pública com o objectivo de auxiliar os serviços de segurança pública a desvendar crimes e outras práticas menos correctas.

Parece que o projecto funcionou durante algum tempo, e por algum motivo desconhecido, não tivemos mais notícias do mesmo. Parece que o projecto regressou à ribalta, tem-se constatado a instalação de novos equipamentos em vários pontos da cidade de Luanda, substituição de câmaras mais antigas e constata-se o aumento da capacidade.

Segundo algumas informações, o país vai ter um Sistema Integrado de Gestão de Segurança Pública, para responder em tempo útil as solicitações dos cidadãos em casos de alteração da ordem pública, catástrofes e outras questões que envolvam a segurança.

Essa informação foi avançada pelo actual Ministro do Interior (Ângelo Veiga Tavares), quando discursava por ocasião do 38.º aniversário do Ministério do Interior, avançando igualmente que estão em curso a construção de mais de 70 estabelecimentos ligados ao sector.

A empreitada deste projecto está a cargo da empresa chinesa denominada “Beijing Global Safety Technology Co Ltd“, que é uma empresa especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de sistemas e equipamentos de segurança pública.

Quanto vai custar a implementação deste sistema?

O contracto inclui o fornecimento de aplicações informáticas e representa para o Estado de Angola um custo de 62,6 milhões USD, com o prazo de execução é de 24 meses.

Já constatou a instalação do novo sistema em Luanda?

Exit mobile version