Mais de 200 participantes estarão na 2ª edição do Angola Startup Summit, evento de empreendedorismo digital nacional e que irá acontecer nos próximos dias 27 à 29 de abril., sob o lema “Inovação e Tecnologia como vetores de imersão das startups em Angola”.
Segundo o diretor Nacional para a economia e fomento empresarial, do Ministério da Economia e Planeamento, Nédio dos Santos, um dos objetivos do evento tecnológico é tornar as “startups” em segmentos de prestação de serviços e de produção de produtos diversos, bem como fomentar a literacia empreendedora.
“Sabemos que não basta ter uma ideia ou não basta ir ao mercado para depois falir. As startups ao irem ao mercado devem perdurar para contribuírem no crescimento da economia nacional. Queremos dar às startups um conjunto de indicadores, como sociais, económicos e financeiras”, disse o representante do ministério.
MAIS: Problemática do parqueamento em Luanda será destaque no Angola Startup Summit em 2023
Nédio dos Santos frisou ainda que com o Angola Startup Summit o Ministério da Economia e Planeamento deseja conectar as startups com vários programas de financiamento para desenvolverem com êxito as atividades.
“Estamos a convidar alguns fundos, a título de exemplo, o Ministério da Economia e Planeamento tem uma relação próxima com a Toyota que tem um produto de capital de risco. Também, vamos convidar a Comissão do Mercado de Capitais (CMC) que possui programas emergentes e visa financiar as Pequenas e Médias Empresas (PME), por via Crowdfunding (empréstimo de capital) e capital de risco”, informou.
O evento vai contar, igualmente, com embaixadores de vários países acreditados em Angola, com o objetivo de transmitirem as iniciativas do país para os seus países, em busca de financiamento. A cimeira vai contar, também, com presença da comunidade estudantil angolana na diáspora, como Portugal, Brasil e outros países para mostrarem os seus projetos empreendedores.