Angola subiu cinco posições no Índice Global de Desenvolvimento, segundo a ministra do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (MESCTI), Maria do Rosário Bragança.
A governante que falava na sessão de apresentação do Regime Jurídico do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, disse que a melhoria de posição é ainda insatisfatório, sendo que deve-se apostar mais na educação, nas áreas das ciências, tecnologias de informação, engenharias e matemática.
“Temos que prestar maior atenção ao investimento científico e a melhoria do empreendedorismo, pois são algumas das recomendações que recebemos para a melhoria da ciência e da inovação“, informou Maria do Rosário Bragança, frisando que a aposta nessas áreas é com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e a diversificação da economia no país.
MAIS: Angola vai contar com regulamentação a Ética na Ciência, Tecnologia e Inovação
Quanto ao sector do empreendedorismo, foi revelado que o MESCTI está a trabalhar para que as instituições do ensino superior tenham disciplinas e programas sobre o empreendedorismo.
Maria do Rosário Bragança salientou que a produtividade científica tem vindo a melhorar nos últimos anos, considerando, no entanto, ainda débil. Por isso e para inverter o quadro, defende a necessidade da capacitação contínua dos quadros, bem como o acesso as melhores revistas científicas, por serem fundamentais para o desenvolvimento científico do profissional.