Angola regista aumento de perfis falsos e criminosos nas redes sociais

1989

A sociedade civil angolana registou um aumento de perfis falsos e criminosos, segundo o administrador executivo da Agência de Proteção de Dados (APD), Amaro Santos Figueiredo.

Falando em entrevista a ANGOP, informou que relativamente ao uso de perfis falsos nas redes sociais, dos aplicativos, Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram, a APD, através da representação da Meta em África e Médio Oriente (empresa proprietária dos aplicativos aqui referenciados), pode remover e eliminar imediatamente as contas falsas, desde que o proprietário efetue a denúncia.

MAIS: SIC desmantela rede criminosa que criava perfis falsos de governantes no Facebook

O responsável frisa que a onda crescente de perfis falsos e criminosos levou a Agência de Proteção de Dados a deliberar que as queixas feitas à instituição merecerão tratamento imediato (a eliminação da conta falsa).

A partir de agora, todo cidadão que vir a sua conta clonada ou duplicada em perfil falso nas redes sociais, Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram pode denunciar na APD, pois o tratamento é célere”, disse.

O administrador executivo da Agência de Proteção de Dados manifestou, por outro lado, preocupação com as escolas e colégios privados que divulgam, inadvertidamente, os dados dos alunos menores de idade, em panfletos, fotografias em sites e outras formas de exposição dos dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui