Menos Fios

Angola reforça estratégia para garantir soberania cibernética

O responsável intervinha na abertura do “Fórum Angola Digital 2025”, adiantando que tais políticas visam antecipar desafios, promover o desenvolvimento económico e garantir a revolução digital em Angola.

Lembrou que a Política de Comunicações e Aceleração Digital angolana, prevista no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, sustenta a transformação digital e o desenvolvimento tecnológico do país, sendo materializada através do Programa de Expansão e Modernização das Comunicações.

Nesta conformidade, apelou aos intervenientes da cadeia de valor do sector maior rigor no fornecimento de indicadores de desempenho económico e tecnológico, com vista ao crescimento do ramo.

Leia também: Angola quer mais mulheres na área das TIC

Convidou os “players” a participarem activamente nos exercícios de consulta pública em curso no país, no âmbito da interacção entre o Estado e o sector privado, nomeadamente as estratégias nacionais para a inclusão financeira, de cibersegurança e da Lei de Cibersegurança, em prol de um ambiente digital seguro para o desenvolvimento.

A 4ª edição do Fórum Digital Angola (ADF) decorre sob o lema “Made in Angola”, reunindo, entre outros, especialistas e empreendedores que abordam aspectos ligados ao presente e o futuro da inovação digital no território nacional.

O encontro, cujo termo foi esta terça-feira, reserva debates à volta de temas como:

O fórum deverá culminar com uma sessão de apresentação de soluções a investidores e empresas, por parte de algumas startups angolanas. O júri, composto por especialistas, determinará qual a proposta tecnológica mais inovadora, relevante e com maior potencial de impacto positivo.

Criado em 2022, o Fórum Digital Angola visa:

Exit mobile version