De 25 a 26 de Janeiro último, Angola participou na 14ª Conferência Espacial Europeia, que decorreu em Bruxelas, Bélgica, e onde reuniu os principais players (intervenientes) da política e da indústria espacial europeia.
Com o tema “Uma Nova Era para o Espaço Europeu: Transformando Visão em Ação”, a reunião serviu para discutir sobre a política espacial europeia e o anúncio de iniciativas legislativas regulatórias sobre o sector, bem como foram também discutidos temas sobre o acesso ao espaço, conectividade segura, defesa e segurança, aplicações espaciais, empreendedorismo espacial, gestão do trafego espacial e o espaço e acordo verde.
MAIS: GGPEN foi admitido como membro da Federação Astronáutica Internacional
De referir ainda que um dos destaques da cerimónia foi a sessão nº11, sobre a temática “Aproveitando o sucesso de Copernicus: Observação da Terra, Destino da Terra e Iniciativas Futuras”, onde foram apresentados alguns resultados do Copernicus, que é o Programa de Observação da Terra da União Europeia, coordenado e gerido pela Comissão Europeia. O programa dispõe de uma infra-estrutura espacial com oito satélites operacionais e beneficia as entidades públicas europeias e não só.
Sobre a participação angolana, de informar que esteve representada na conferência por integrantes do Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).