Angola vai ganhar uma plataforma de Segurança Empresarial e Gestão de Ameaças (SEGA), com o objectivo de certificar e incentivar a adopção das práticas de cibersegurança nas empresas, revelou o Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.
O ministro que falava na II Fórum de Governança da Internet em Angola, sob o lema “Por uma Internet Segura, Inclusiva e Sustentável”, frisou que o surgimento da plataforma permitirá obter um sistema flexível de certificação para as empresas, adaptável à dimensão e ao grau de maturidade digital de cada entidade, garantindo que nenhuma fique excluída por falta de recursos ou conhecimento.
Mário Oliveira frisou que, com adesão a este programa, por meio do aplicativo SEGA, se pretende impulsionar a transmissão de conhecimentos sobre segurança digital nas empresas e organizações, além da implementação de boas práticas internacionalmente recomendadas.
MAIS: Angola estabelece nova ordem tecnológica para impulsionar a transformação digital
O referido programa prevê ainda a atribuição de um selo de reputação digital, emitido pelo INFOSI, de modo a comprovar o compromisso das empresas com a segurança online, tem um sistema de certificação centrado no controlo de acesso e autentificação, criptografia de dados e gestão de riscos.
“Esse reconhecimento, com certeza, trará benefícios competitivos, como acesso a programas de apoio e benefícios financeiros, uma vez que demonstrará a responsabilidade e a solidez da empresa ou instituição na esfera digital“, afirmou.
O Ministro acrescenta ainda que o SEGA promoverá uma cultura de cibersegurança que, de forma orgânica e sistemática, fortalecerá a economia digital do país, impulsionando o desenvolvimento socioeconómico por meio de transacções mais seguras e confiáveis.