Angola já possui soberania digital na proteção de dados e infraestruturas tecnológicas, revela INFOSI

660

Angola já possui soberania digital para o controlo, protecção de dados e infra-estruturas tecnológicas, revelou o director geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), André Pedro.

O responsável, que falava durante uma palestra sob o tema “Impacto dos dominios.ao e do ipv6 na soberania digital” que teve como objectivo dar a conhecer aos operadores, utilizadores e estudantes de telecomunicações sobre os avanços que o país registou, garantiu que a meta tem a ver com o alcance da identidade e autonomia em todos os sectores.

Ainda na sua abordagem, o director explicou que a Internet, que anteriormente era um espaço restrito, transformou-se hoje na “espinha dorsal”, da economia global onde cada país precisa ter o controlo sobre a sua presença digital.

MAIS: Funcionários públicos recebem formação sobre Segurança Cibernética e Proteção de Dados

O director-geral do INFOSI referiu que Angola é reconhecida historicamente pela sua riqueza cultural, recursos naturais e potencial humano, daí a necessidade de estabelecer no mundo digital um caminho próprio e soberano.
Com o domínio.ao sob gestão interna, o país reduz a dependência de terceiros, impõe padrões de segurança mais adequados à sua realidade, garantindo que o tráfego, serviços e dados críticos permaneçam dentro do seu próprio ecossistema, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui