Angola já conta com um repositório científico nacional online

1025

A sensivelmente dois anos foi anunciado que, o Ensino Superior angolano contaria com a criação de um repositório científico nacional online, para dar melhor e maior visibilidade a criação científica de autores angolanos, segundo palavras da ministra do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação (MESCTI), Maria do Rosário Bragança.

Passado esse tempo o projeto foi finalmente concluído, pois, recentemente O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) lançou o Repositório Angolano de Acesso Aberto (RANAA) para armazenar de forma permanente, organizar, divulgar e disseminar a produção científica produzida no País. O repositório foi financiado pela Expertise France.

Na prática, o OBJETIVO do repositório é garantir o acesso gratuito ao conteúdo, integral ou parcial, da produção intelectual desenvolvida pelas Instituições de ensino superior, docentes, investigadores e estudantes angolanos e na diáspora.

Que tipos de documentos o repositório vai armazenar?

Quanto ao tipo de documentos que poderão ser arquivados contam-se os artigos científicos, relatórios técnicos, revistas científicas digitais e impressas, livros científicos e académicos, teses e dissertações de mestrado, códigos de software, fichas de dados bibliográficos, imagens, arquivos de áudio, arquivos de vídeos, material didático, entre outros conteúdos.

De acordo com as diretrizes de funcionamento do RANAA, o processo de arquivamento ocorre na medida em que o próprio autor do artigo, dissertação, tese, entre outros, faz a submissão no RANAA e este arquivamento só será possível quando o trabalho estiver concluído e defendido (no caso de trabalhos de conclusão), ou publicado (no caso de artigos e livros).

O que é necessário para arquivar no repositório?

No entanto, o autoarquivamento será feito mediante a criação de um perfil de investigador no RANAA. Importa referir que todos os depósitos deverão ser feitos no prazo máximo de 60 dias após a produção (Publicação em revista científica, ou de livro, defesa de trabalho e apresentação pública) do material.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui