Menos Fios

[Angola] Internet em banda larga chega ao Úige

Uige

Segundo o comunicado de impressa da empresa Mitrelli a que a Angop teve acesso ontem, a província do Uíge vai a partir de hoje dispor da tecnologia de banda larga para comunicação de voz, dados, internet e vídeo. Esta realidade só será possível devido a uma iniciativa da Angola Telecom e parceria da Mitrelli que resultou na inauguração do Projecto de Reabilitação das Infra-estruturas das Telecomunicações (PRIT), que vai ligar o segmento Uíge/Ndalatando à capital do país. A cerimónia de ligação deu-se na presença do ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José de Carvalho da Rocha, e de representantes de empresas parceiras da Angola Telecom, como a Cognito International Limited e a Servecom Data Comunication Lda, ambas pertencem à Mitrelli.

A tecnologia utilizada pelo Projecto de Reabilitação das Infra-estruturas das Telecomunicações (PRIT) é de microondas (feixes hertzianos) alimentada por energia solar para a transmissão de sinais, beneficiando o ambiente e economizando nos custos, uma  solução encontrada por se ter demonstrado eficiente tanto pela rapidez da instalação quanto pelos custos operacionais comparados aos sistemas de satélite e de fibras ópticas.

Segundo a nota, o que foi estabelecido pelo programa até hoje, são mais de três mil quilómetros de rotas e 204 novos sites em todo o território nacional, beneficiando a população de cerca de 13 províncias, incluindo regiões consideradas remotas, como pequenos municípios e comunas, onde os seus habitantes ainda vivem em completo isolamento.

Mas existem ainda metas mais ambiciosas a atingir com este projecto que é promover a internacionalização das redes com ligações de Angola com a República Democrática do Congo e com a Zâmbia.

A nota de impressa informava ainda que seria projectada uma videoconferência a partir do Uíge para N’dalatando. Se algum leitor da MenosFios estiver no Úige e se já usar a internet via banda larga, conte-nos como está a ser a experiencia.

Via: [Angop]

Exit mobile version