Menos Fios

Angola inscreveu 15 projectos na 72ª edição da IENA 2021

Com o surgimento do COVID-19, muitos dos grandes eventos a nível nacional e internacional foram cancelados ou adiados, a IENA encontra-se numa das referidas situações. A Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA), para a qual Angola já tinha inscrito, em Setembro de 2020, com 19 projectos voltados ao tratamento da COVID-19, chegou a ser cancelada por conta da subida do número de infectados.

Passado praticamente um ano, Angola inscreveu 15 projectos na 72ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA) 2021, a decorrer em Nuremberg, cidade do Estado alemão da Baviera, de 4 a 7 de Novembro deste ano. Os projectos inscritos, na sua maioria, são da Universidade Agostinho Neto (UAN) e da Universidade Metodista de Angola (UMA). Há também projectos da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, SEAKA – Casa de Caminho Andre Luiz e do Colégio Eliada, entre eles existem projectos compartilhados.

Quais são os projectos angolanos inscritos na IENA 2021?

A concepção e implementação de um Sistema Integrado de Rastreio e Assistência da Covid-19 (SIRAC), baseado no conhecimento científico actual na área da saúde sobre os sintomas mais frequentes e tratamento da Covid-19, é fortemente justificado como meio de prevenção e controlo da propagação do vírus (SARS- COV-2), aliviando assim a sobrecarga das instituições sanitárias.

A plataforma Kubahna visa ligar as pessoas e instituições que querem fazer as doações a pessoas necessitadas de bens em espécies. Por outro lado, a plataforma destina-se construir rede de apoio e aproximar geograficamente as pessoas e as instituições necessitadas com os doadores.

COMUN é uma aplicação para a criação de comunidades. As comunidades podem ser baseadas em países, cultura, interesses partilhados, religião, ideologia e entre outros. Estas podem ser grandes ou pequenas. A aplicação COMUN apresenta como impactos sociais relevantes: Facilidade de acesso ao emprego, Processo de integração mais célere, Apoio permanente da comunidade.

A solução desenvolvida tem componentes electrónicos incorporados numa máscara ou pulseira capaz de medir a temperatura corporal, controlar o distanciamento social obrigatório e, caso ocorra alguma irregularidade, é accionado um alarme.

Este tipo de necessidades estão conectadas também nas plataformas das redes sociais e sobretudo nos serviços de mensagens instantâneas na Internet.

Uma das melhores alternativas para se atingir este objectivo, com medidas de extensão rural e assistência técnica aos agricultores familiares.

A República de Angola participa na iENA – Alemanha, desde 2009 e venceu um total de 79 medalhas, sendo 19 de ouro, 28 de prata e 32 de bronze, até 2019.  Com o anterior cancelamento, Angola interrompeu um ciclo de dez anos de participação ininterrupta.

Exit mobile version