Menos Fios

Angola ganhou mais de 6 milhões de usuários de internet

Angola ganhou mais de 6 milhões de usuários de internet nos últimos quatro anos, dos quais 3,45 milhões com mais de 18 anos de idade, revelou o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira.

Ao discursar na abertura do 1º Fórum de Governança da Internet em Angola, realizado pelo Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), Mário Oliveira disse que os números representam uma taxa de acesso de 33 por cento da população total do país.

De acordo com o trabalho estatístico desenvolvido pelo Regulador das Comunicações Eletrónicas, acrescentou o governante, registou-se um “aumento significativo no número de usuários”, constituindo um testemunho da eficácia e do sucesso das políticas do Executivo, assim como o compromisso do país com a criação de uma sociedade cada vez mais inteligente.

Do que foi informado a nossa redação, a visão estratégica do MINTTICS para o país, é continuar a desenvolver infraestruturas de telecomunicações e comunicação, para ajudar a promover a boa governação, reforma do Estado e modernização da administração pública.

“O objetivo é fazer com que toda a população possa beneficiar das vantagens das telecomunicações eletrónicas, mesmo àquelas pessoas que vivem nas zonas mais recônditas do país”, sublinhou o diretor nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Borges.

Matias Borges disse que o MINTTICS está a implementar ações no sentido de atender as necessidades da população e não deixar ninguém de fora no campo do serviço da comunicação eletrónica, para isso, referiu, pretende massificar e tornar mais robusta a banda larga.

O responsável frisou que as comunicações eletrónicas, comunicações sociais, os serviços postais e meteorológicos são necessários para garantir que a população tenha acesso a dados e informações a qualquer momento, assim como permitir a continuidade das atividades de desenvolvimento em Angola.

Deu a conhecer da estratégia para aumentar a capacidade da banda larga no país que prevê continuar a desenvolver as infraestruturas do sector, construir a rede nacional com cinco milhões 767 quilômetros de fibra e reparar um milhão 553 quilômetros de cabos. Para Matias Borges, a rede de fibra óptica estará interligada com a infraestrutura de mirco ondas, para tal numa extensão de 3211 quilômetros serão erguidos 113 sites.

Exit mobile version