Angola conta recentemente com uma nova estação meteorológica aeronáutica moderna, que vai fornecer ao ecossistema da aviação do país dados atualizados e reais sobre o tempo.
A ferramenta tecnológica ganhou o nome de “Roboto Sonda”, que é de última geração e com alta precisão em tempo real, permitindo assim o exercício e segurança da atividade de aviação em todo o território do país, a primeira a ser inaugurada em Angola e capaz de fornecer segurança e atender as necessidades do piloto antes, durante e após o voo.
Para o Governo Angolano, a entrada em funcionamento da estação é um passo importante para o país não só na melhoria de informações meteorológicas, como também na contribuição da informação credível ao sistema meteorológico mundial.
Nos últimos tempos o sector meteorológico nacional está numa fase de transformação e instalação de novas infraestruturas de modernização e capacitação dos técnicos e quadros para responder as grandes necessidades que área exige.
MAIS: Angola vai contar com mais de 65 estações meteorológicas
Segundo os especialistas, o país tem múltiplos climas/microclimas e com necessidade de se instalar estações em determinados pontos da geografia para se poder, de formas harmoniosas, gerir a situação.
Para Carlos Borges, secretário de Estado da Aviação Marítima e Aeroportuária, a infraestrutura representa uma atividade coordenada entre os ministérios das Telecomunicações e dos Transportes, sendo que com ela pretende-se dotar Angola de informação metrológica que poderá partilhar com outros países e operadores que atravessam o país.
O projeto global da ferramenta está orçada em 60 milhões de euros e inclui previsão aeronáutica, agrometerologia e hidrometrologia.