Menos Fios

Angola ganha segundo robô cirúrgico para formação de médicos

Angola ganhou agora o segundo robô cirúrgico para a formação de médicos e enfermeiros, onde foi criado para simular procedimentos complexos, oferecendo aos profissionais de saúde a oportunidade de adquirir experiência prática antes de actuarem em cirurgias reais.

O suporte tecnológico será instalado no edifício de formação do Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP), onde a instalação deste segundo equipamento representa um avanço significativo no sistema de saúde do país, consolidando o complexo hospitalar como um centro de referência em cirurgia robótica.

MAIS: Cirurgia robótica vai chegar a mais dois hospitais do país

De informar que muito recentemente o país realizou a sua primeira Cirurgia Robótica, que durou 1h30 e foi conduzida por uma equipa liderada pelo urologista oncológico americano Vitul Patel.

Já a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, avançou que a cirurgia robótica vai ser estendida para outras especialidades, garantiu ainda que, o robô cirúrgico, colocado à disposição do Serviço Nacional de Saúde, junta-se aos outros meios para uma melhor prestação de cuidados de saúde. Por isso, num futuro breve, será feita cirurgia ginecológica robótica, geral, torácica, neurocirurgia e ortopedia.

Exit mobile version