Angola fornece cerca de 64% de internet ao Congo Brazzaville e o que é uma transacção comercial normal, para o diretor Comercial da Angola Cables, Fábio José.
Segundo responsável, neste momento o país “desenvolveu uma rede de IPA extremamente forte e robusta, na qual o nosso vizinho também tira proveito”, explicou.
O gestor frisa que a Angola Cables possui vários cabos submarinos, sendo que a rede de transmissão e internet de dados da companhia é composta pelos cabos submarinos SACS, Monet e WACS.
“Temos investimentos em vários Data Centers no mercado local e temos a componente de aplicações e desenvolvimento com várias empresas que já operam no mercado“, apontou.
MAIS: Taxa de penetração de internet em Angola cresce para 33%
Fábio José considerou que a formação é fundamental para auxiliar a inovação, numa altura em que as empresas precisam, hoje, não só de fazer as certificações certas, mas também de se capacitarem.
O Governo, acrescentou, tem garantido igualmente vários programas de apoio, e as empresas, como têm necessidade de desenvolver talento humano, têm investido nesse sector.
“Isso demonstra que há um foco na componente humana muito importante, e é uma atenção crítica à componente humana“, ressaltou.