Segundo o Programa Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013/2017 o Executivo angolano tem como intenção incentivar a criação de “Clubes” e “Associações de Jovens Cientistas e Inovadores” com o objectivo de estimular a inovação e as actividades de investigação e desenvolvimento no sector empresarial. Aliado a estes e como incentivo, o Executivo pretende criar o “Contrato-Programa para a Inovação” que terá por trás capital de risco e será destinado ao financiamento e criação de incubadoras de empresas.
Outro objectivo do PND para o mesmo período é de selecionar quadros angolanos com potencial para ganhar bolsas de estudo para instituições universitárias fora do país líderes no conhecimento científico e tecnológico. Por outro lado a captação de quadros angolanos ligados as áreas citadas para voltarem para Angola também faz parte dos objectivos.
O Executivo pretende ainda criar o Prêmio Nacional de Ciência e Inovação, criar um sistema de incentivos e subsídios à pesquisa e investigação, individual e de grupo. Nestes projectos nota-se um grande compromisso por parte do executivo angolano em fomentar as áreas da ciência e tecnologia a nível nacional, sendo esta uma excelente notícia para os jovens estudantes e empreendedores nas áreas de tecnologia.
São boas notícias para as mais variadas Startups e pequenas empresas viradas para a área de tecnologia que vêm se desenvolvendo nos últimos tempos. Agora, ficamos a espera da parte prática deste plano de desenvolvimento.
Ainda não teve a chance de ler o Plano Nacional de Desenvolvimento? Pode ver no Site Oficial do Ministério das Finanças.
Fonte: Angop