No dia 5 de Novembro de 2013 tivemos a divulgação dos resultados dos prémios “Estrela DSTV 2013“, uma parceria entre a Multichoice e a Eutelsat com objectivo de incentivar jovens estudantes a desenvolverem temas relacionados à tecnologia, mais especificamente na área de Telecomunicações.
Seriam premiados trabalhos em duas áreas: redacção e cartaz que melhor mostrasse as formas em que os satélites influenciam o desenvolvimento do continente africano
Os vencedores foram:
- Sheila Geraldo, do Colégio 123 na Huíla, na categoria de Redação;
- Felipe Emílio, do Instituto Médio Politécnico do Sambizanga, na categoria Cartaz.
Os trabalhos dos nossos bravos rapazes foram então encaminhados para o concurso continental, onde tiveram a “oposição” de mais 18 países, totalizando um impressionante número de 1.000 trabalhos avaliados.
A vitória sorriu à Francine Mazala, da Zâmbia, que elaborou a melhor redação. Como prémio, ela terá direito a uma viagem à Paris e a oportunidade de poder assistir, mais tarde, ao lançamento de um foguetão para o espaço. Na categoria de cartazes, o vencedor foi Lloyd OsseiBaffour, do Gana, que poderá igualmente visitar as instalações da Eutelsat em Paris.
A representante Angolana ficou com o 13º lugar, num ano em que Angola bateu o recorde de inscrições, com 203 trabalhos.
Não cansamos de dizer que essa é uma óptima iniciativa da Multichoice e esperamos que em 2014 apareçam mais trabalhos e talvez possamos (Angola) levar o título do “DStv Eutelsat Star Awards 2014″.