Dados de mais de 500 milhões de usuários do Facebook, como números de telefone, nomes, endereços de e-mail, localização e informações biográficas, como status de relacionamento, foram vazados na internet. Em alguns casos, a data de nascimento também foi vazada.Segundo o que já foi analisado, os dados pertencem a utilizadores de 106 países, incluindo mais de 32 milhões de registos de utilizadores dos Estados Unidos, 11 milhões de utilizadores do Reino Unido e 6 milhões de utilizadores na Índia.
O vazamento foi descoberto pelo pesquisador de segurança digital israelense Alon Gal. Para ele, quem possui uma conta no Facebook tem grandes chances de ter tido dados vazados na web. Alon Gal analisou uma amostra dos dados vazados e verificou vários registos comparando os números de telefone dos utilizadores do Facebook conhecidos com os IDs listados no conjunto de dados.
All 533,000,000 Facebook records were just leaked for free.
This means that if you have a Facebook account, it is extremely likely the phone number used for the account was leaked.
I have yet to see Facebook acknowledging this absolute negligence of your data. https://t.co/ysGCPZm5U3 pic.twitter.com/nM0Fu4GDY8
— Alon Gal (Under the Breach) (@UnderTheBreach) April 3, 2021
Angola aparece na lista de países afectados no novo vazamento de informações pessoais de usuários do Facebook. Segundo o pesquisador, mais de 50 mil de contas tiveram dados partilhados na internet.
Esta não é a primeira vez que um grande número de números de telefone de utilizadores do Facebook foram parar a sites online. Uma vulnerabilidade que foi descoberta em 2019 permitiu que milhões de números de telefone de pessoas fossem roubados dos servidores do Facebook, violando os termos de serviço. O Facebook revelou que a vulnerabilidade foi corrigida em agosto de 2019.