Menos Fios

Angola e Japão assinam acordos do sector espacial

Angola e Japão assinaram um acordo no domínio espacial que vai enviar vários jovens angolanos aquele país asiático, para a formação especializada em engenharia aeroespacial.

A assinatura da carta de intenção de cooperação foi rubricada pelo diretor-geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Zolana João, na presença do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

Para o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, que esteve também presente na assinatura do acordo, os dois países já estão a trabalhar juntos no que diz respeito à formação, através da Universidade do Japão, onde o ato representa o cumprimento formal de todo um trabalho realizado entre as partes.

Angola tem um programa espacial, e tendo em conta o desenvolvimento que o Japão tem nessa indústria, vamos com eles trabalhar, sobretudo, na perspetiva da formação dos nossos quadros, de colher as suas experiências na indústria espacial“, disse.

MAIS: Tecnologia espacial vai minimizar efeitos da seca no sul do país

O dirigente salientou ainda que o objetivo é colher todas as experiências japonesas no campo da ciência espacial. Questionado sobre o tempo de duração dos acordos, dos cursos de formação e o número abrangido pela medida, o ministro esclareceu não existir nem prazos, nem limites na implementação assim como na abrangência.

O que vai acontecer, segundo explicou o governante, é serem formados quadros à medida das necessidades do país e do desenvolvimento do programa espacial.

O ministro disse, ainda, que a opção pelo Japão não é nova, sendo apenas parte do plano de formação dos quadros ligados ao Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional junto das melhores escolas, razão pela qual além do Japão, tem-se estado a formar, também, técnicos na Rússia e na França, por exemplo.

Exit mobile version