Angola e Cuba vão alargar a cooperação conjunta no domínio da biotecnologia, área de estudo que manipula organismos vivos com vista a desenvolver novas tecnologias, utilizadas para melhorar a qualidade de vida da humanidade.
A informação foi revelada pelo embaixador de Cuba em Angola, Oscar Gonzalez, em entrevista exclusiva ao Jornal de Angola, reiterando que o seu país possui uma indústria de Biotecnologia com mais de 30 anos de experiência, revelando ter sido fundamental na produção de vacinas de combate ao vírus da Covid-19.
Oscar Gonzalez informou que o Governo cubano produziu cinco vacinas de imunização à pandemia, três das quais foram aprovadas, facto que permitiu ao país imunizar mais de 90 por cento da população.
“Este é um exemplo que pode servir de cooperação. Cuba está a produzir uma vacina terapêutica contra o cancro do pulmão. Estamos a cooperar com outros países neste domínio, incluindo Venezuela, EUA, e alguns da Europa”, disse Oscar Gonzalez, assegurando ter sido formulado um convite ao Governo angolano para fazer parte do projeto.
“Oferecemos a Angola a possibilidade de cooperar no âmbito da Biotecnologia e produção de medicamentos, incluindo a transferência de tecnologias. Angola pode converter-se num Centro de Desenvolvimento Tecnológico na área, em África”, acrescentou.