Angola deve criar universidade das novas tecnologias, defende especialista

1378

Angola deve desenvolver estratégias para capacitar os jovens em matéria de digitalização, criando uma universidade para as novas tecnologias, na opinião do presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino.

Falando no final da sessão de auscultação pública do Projeto de Aceleração Digital de Angola (PADA), iniciativa do Governo Angolano que está a ser implementada em parceria com o Banco Mundial, o dirigente defendeu a universalização das competências, sugerindo igualmente às empresas ligadas às novas tecnologias a criarem uma associação, com apoio do Banco Mundial (BM), com o propósito de elaborarem um projeto para a criação de uma universidade direcionada às ciências tecnológicas, com o objetivo de atender aos grandes desafios da digitalização no país.

As universidades vão fazer o que podem, até porque têm as disciplinas nessa matéria, mas nós queremos um exercício mais abrangente, que seria criar uma universidade das novas tecnologias”, disse o Presidente da AIA.

MAIS: Angosat-2 vai permitir a digitalização do sistema de educação nacional

José Severino acrescentou ainda que é importante que o país implemente o Projeto de Aceleração Digital, para se poder recuperar e superar a situação tecnológica atual.

O responsável disse, ainda, que a iniciativa de criação de uma universidade “é útil e proveitosa, tendo em vista a necessidade de acelerar o crescimento do país”, e, neste caso particular, seria uma ajuda à solução de alguns problemas estruturais existentes na sociedade.

Hoje temos as novas tecnologias, e esta ferramenta vai ajudar-nos a sair de forma mais rápida da crise”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui