Angola conta com novo sistema de desenvolvimento do domínio Digital “AO”

854

Em 2023 foi oficialmente anunciado que Angola contava já com um novo serviço de registo de domínio .ao de modo a facilitar a identificação de empresas e organizações no espaço cibernético, bem como um sítio onde as empresas nacionais podem se registar e vender produtos, melhorando assim a segurança desses bens.

Passado um ano e meio, foi lançado oficialmente lançado o novo sistema Core CCTLD, software de desenvolvimento e controlo do domínio Digital “AO”, apresentado nesta quarta-feira, pelo Instituto de Serviços Eletrónicos e Tecnológicos de Angola. De salientar que o evento que teve lugar em Luanda, foi presidido pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira durante a apresentação do novo Core CCLTD

Na ocasião, Mário Oliveira considerou que o novo sistema do CCTLD do país vai permitir desenvolver o controlo e gestão do domínio “AO” que é o sufixo da presença de Angola na Internet e que passa, a partir de hoje, sob tutela e gestão do MINTTICS, através do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI).

Segundo o ministro, o lançamento desse sistema vai permitir, igualmente, monitorizar e gerir os endereços eletrónicos registados na zona “ao”, inibir os registos de domínios protegidos, homologação prévia das entidades registadoras do domínio na zona e gestão dos legítimos titulares dos endereços registados.

O responsável do sector considera assim, cumprido os compromissos assumidos, há um ano, no que diz respeito à transformação de domínios “ao” numa atividade dinâmica no país, contribuir para o aumento da empregabilidade dos jovens no mercado da internet, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui