Angola conta atualmente com um total de 24 milhões de utilizadores de telefonia móvel, segundo o diretor nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Borges.
Pelos números divulgados pelo responsável do MINTTICS, falando durante o VI Fórum Telecom do Expansão, isto representa 70% por cento da população angolana, quase sete milhões a mais dos últimos números revelados no início de 2022, acrescentando ainda que reafirma o compromisso de continuar a apostar mais na construção de infraestruturas de Telecomunicações.
MAIS: Angola tem investido na tecnologia para trazer benefícios para toda a região da SADC
O dirigente informou que Angola quer atingir uma taxa de 85% de cobertura da rede de internet 4G até 2027, ressaltando que “precisamos reformar os troços existentes que estão com problemas e também construir novos troços“.
Neste momento a taxa de cobertura 4G é de 34% e pretende-se atingir os 48% até o final deste ano. Já a rede 3G é tem uma taxa de cobertura em volta dos 90% enquanto a rede 5G espera-se que uma taxa de 2% até dezembro de 2023, apontam os números do ministério das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social.