Menos Fios

Angola conquista 19 medalhas na Feira de Ideias, Inovação e Novos Produtos (iENA 2023)

A delegação angolana conquistou 19 medalhas, sendo 3 de ouro, 6 de prata e 10 de bronze na 74ª edição da Feira de Ideias, Inovação e Novos Produtos, que aconteceu na última semana, na cidade de Nuremberga, Alemanha.

Os jovens angolanos apresentaram 32 projetos e um grupo composto por 10 elementos, entre os quais inventores em representação de universidades, instituições de investigação, empresas e startups. Entre as universidades destacam-se a Agostinho Neto (UAN), Metodista de Angola (UMA) e a Mandume Ya Ndemufayo, representada pelo Instituto Politécnico de Ondjiva.

Pelo que foi revelado ao Jornal de Angola, os projetos foram inscritos nas categorias universidade, empresa e de responsabilidade social.

MAIS: Projetos tecnológicos do ambiente e à área social marcam Angola na iENA 2023

Com os troféus conquistados este ano, o país chega à marca das 120 medalhas, sendo 27 de ouro, 39 de prata e 54 de bronze. Na edição passada, em 2022, o país conquistou 14 medalhas, sendo 3 de ouro, 2 de prata e 9 de bronze, atingindo as 101 medalhas.

Os projetos apresentam-se como soluções para minimizar problemas sociais do país e garantir um ambiente mais saudável e com pouca poluição.

O foco da IENA é, de uma forma geral, nas áreas da Indústria da Construção, Engenharia, Medicina, Cosméticos, Proteção do Meio Ambiente, Tecnologias de Informação e Comunicação, Eletrónica, Computação, Química, Publicidade, Designer, Agricultura, Desportos, tempos livres, e hobbies.

Entre os 18 países participantes, apenas Angola e a Argélia representaram o continente africano, após desistência dos Camarões e Egipto, na montra de invenções e criadores, que contou com as participações de expositores de países como Alemanha, China, Taiwan, Irão, Grécia, Iraque, Coreia do Sul, Líbano, Vietname e Croácia.

Exit mobile version