Angola teve um crescimento notável no uso das redes sociais, com 3,45 milhões de usuários com idades acima de 18 anos, o que corresponde aproximadamente a 20% da população adulta, revelou o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira.
Ao discursar na abertura do 1º Fórum de Governança da Internet em Angola, realizado pelo Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), o dirigente informou que “não obstante, e apesar destes avanços, enfrentamos ainda desafios substanciais, especialmente no que toca ao aumento da malha das redes de banda larga e outras infraestruturas de apoio à última milha, à redução da disparidade digital entre as áreas urbanas e rurais, e à promoção da alfabetização digital para todos os angolanos”.
Na perspetiva do titular da pasta das Telecomunicações, para mitigar os problemas, o Governo tem implementado vários projetos no sentido de reduzir a infoexclusão digital, mediante o aproveitamento e uso das tecnologias mais modernas.
MAIS: Angola regista aumento de perfis falsos e criminosos nas redes sociais
Através de programas inovadores e estratégicos, adiantou Mário Oliveira, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social está a trabalhar “exaustivamente” para garantir uma digitalização que beneficie todos, independentemente da zona residencial e das condições socioeconómicas.
O governante frisou que a inclusão digital, além de fornecer acesso à Internet, assegura que cada cidadão tenha habilidades necessárias para utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação, colocando-as ao serviço da sociedade e do desenvolvimento.
“O objetivo é ambicioso, mas, com o envolvimento de todos os sectores da sociedade, com certeza que o alcance será uma realidade”, realçou o ministro.