Com recurso aos data centers, AngoNap Luanda e AngoNap Fortaleza, conjuntamente com os cabos submarinos WACS, SACS e o Monet, a multinacional angolana de telecomunicações disponibilizou ao mercado o AC Cloud, um serviço que vem satisfazer, localmente, uma necessidade real das companhias que operam no país, que antes tinham necessariamente que o adquirir no estrangeiro, pagando em divisas e sem a garantia de uma assistência presencial 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.
Segundo António Nunes (CEO da Angola Cables), este serviço funciona muito na lógica da partilha de infraestrutura, sem que, no entanto, as empresas tenham acesso à informação umas das outras, gerando significativos ganhos de escala e de eficiência para as empresas.
O AC Cloud é um serviço de computação bastante inovador que propicia solução de infraestrutura como serviço (IAAS – Infrastructure as a service), onde as operações e as informações produzidas, podem ser acedidas a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet. Estas soluções em nuvem, são capazes de suportar as mais diversas aplicações dos agentes económicos, proporcionando maior agilidade, flexibilidade e segurança.
Os utilizadores do AC Cloud terão a vantagem de estar directamente ligados aos principais centros de conectividade internacional, nomeadamente, América do Sul e do Norte e a Europa.