Depois do Cabo Monet já ter chegado ao Brasil, surge agora a informação de que o cabo de fibra óptica de ligara Angola/Ámerica já está 46% concluído. Essa percentagem de conclusão, engloba a sua instalação com a finalização do estudo preliminar de levantamento e inspecção no percurso a ser feito pelo SACS, terminado em Luanda no passado dia 11 de Fevereiro.
Segundo informações avançadas pela Angola Cables, o estudo do percurso do cabo é uma das etapas mais importantes por produzir informações que definem a rota e o tipo de revestimento do cabo, reduzindo deste modo o risco de ruptura do mesmo na interacção com as rochas existentes no mar. É importante salientar que, esse estudo foi efectuado por um navio especializado, durou mais de um mês e meio e exigiu a participação de cerca de 50 técnicos a bordo da embarcação, que actualmente encontra-se atracado na base da Sonils, em Luanda.
Estendendo-se por mais de seis mil e 200 quilómetros de rede no atlântico sul, o SACS vai conectar Luanda à cidade brasileira de Fortaleza, ligando directamente o continente africano à América Latina pela primeira vez, tornando possível as transmissões internacionais de dados em grandes volumes e à alta velocidade entre estes dois
pontos do globo.
Vale ainda lembrar que, o cabo SACS será conectado com sistema de cabo Monet, que vai até Miami, Florida, tornando possível que Angola e África estejam ligados directamente aos Estados Unidos da América. Os dois sistemas estão a ser desenvolvidos pela Angola Cables e estão orçados em 300 milhões de dólares norte americanos.