O dado foi avançado, esta quinta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, ao discursar na abertura do Angola ICT Forum 2024 – ANGOTIC, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
De acordo com o Chefe de Estado, o acesso dos serviços de telefonia, entre 2021 e 2023, situou-se à volta dos 59,2 por cento. Contudo, acrescentou, a taxa de penetração evoluiu para 75 por cento medido por cada 100 habitantes.
Afirmou que o crescimento das subscrições móveis e do crescimento da penetração da Internet reflecte o crescimento da demanda por conectividade e a adopção de tecnologias digitais pela população e empresas.
Entre as infraestruturas fundamentais que passaram a reforçar o sector, João Lourenço destacou a expansão da rede de fibra óptica terrestre, estando em preparação a instalação de mais de cerca de dois mil quilómetros, a adesão de Angola ao cabo submarino 2 África e a consolidação do programa espacial nacional com a comercialização da capacidade do satélite Angosat 2.
Na intervenção de abertura do Angotic, que vai até sábado, o Presidente da República referiu o facto de a África Subsaariana apresentar índices animadores, apesar de a taxa de inclusão do continente estar estimada nos 37 por cento.