Menos Fios

[Angola] Aldeia solar é inaugurada na comuna de Cabiri

Energia Solar

Angola chegou a um ponto em que conseguimos perceber que alguns pontos são importantes para o desenvolvimento do país. Há a educação, saúde, saneamento… e algures nessa lista poderemos encontrar a expressão mágica: electricidade!

Até 2025 o plano é atingir 8,4 GW de electricidade gerada para todo país, o que supriria as necessidades básicas (actualmente a capacidade é de 1,2 GW). Mas enquanto 2025 não chega, a solução é procurar tecnologias que nos ajudem a resolver os problemas imediatos, principalmente das áreas mais remotas.

Um dos projectos já em acção é o projecto das aldeias solares. Para iniciar o projecto, foi contemplada uma aldeia na localidade de Cabiri , onde foram construídas 500 habitações com acesso a energia eléctrica, através de sistemas solares fotovoltaicos. Cada casa tem dois quartos, sala , arrumos, cozinha que está equipada com forno solar.  A energia permite ligar um rádio, televisor e frigorífico.

O projecto foi ontem inaugurado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que assim deu uma confirmação da importância do projecto “Aldeia Solar”.

Segundo o site oficial da EDP (responsável por implementar o projecto) a Aldeia Solar de Cabiri é constituída por:

Esse projecto servirá de teste para os futuros projectos de aldeias solares. Caso seja bem sucedido, decerto que veremos projectos do género em outros pontos do país.

Agora, o esperado é que a manutenção desses sistemas seja feita atempadamente, porque, sistemas solares sem manutenção preventiva, durarão menos do que um piscar de olhos.

[Via]: Angop || EDP

Exit mobile version